Hugo Abud .. “Gibiteca Henfil do Centro Cultural São Paulo”

  • Hugo Leonardo Abud, bacharel em Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia  – USP/Ribeirão Preto

A trajetória do Hugo até se tornar coordenador da Gibiteca Henfil do Centro Cultural de São Paulo começou em 2004 quando ingressou na Universidade de São Paulo, no curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia, onde desenvolveu estágios e projetos de pesquisa nas três grandes áreas que compreendem a Ciência da Informação: a Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Em janeiro de 2009, um ano após sua formação, entrou na Prefeitura do Município de São Paulo e em maio do mesmo ano assumiu a coordenação da Gibiteca Henfil do Centro Cultural São Paulo:

Hugo

Hugo

“Em 2013 fui convidado pela diretoria do Centro Cultural São Paulo a coordenar a Divisão de Coleções Especiais do Centro Cultural São Paulo, esta divisão compreende além da Gibiteca Henfil, a Biblioteca Louis Braile, a Sala de Leitura Infanto-Juvenil e a unidade de Recursos Audiovisuais. Esta divisão conta com 26 servidores públicos, alguns inclusive cegos que atendem na biblioteca braile tais como: bibliotecários, copistas em braile, professores, instrutores culturais, funcionários de carreira e admitidos. Além de exercer a coordenação desta grande divisão concomitante a esse trabalho também acumulo a função na coordenação da Gibiteca Henfil.”

A Gibiteca Henfil uma homenagem ao desenhista, jornalista e escritor Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, foi inaugurada no dia 3 de maio de 1991 na Biblioteca Infanto-Juvenil Viriato Corrêa. Com o grande aumento do acervo através de doações, a Gibiteca Henfil tornou-se a maior instituição do gênero no país, e em 1999 foi transferida para o Centro Cultural São Paulo virando uma das seções da Biblioteca Sérgio Milliet.

O acervo da Henfil é composto por álbuns, revistas e livros de HQ, de RPG, fanzines e recortes de periódicos, totalizando 10.446 títulos e 119.124 exemplares e publicações dos anos 50 e 60 das editoras Brasil América (EBAL), Adolfo Aizen, Rio Gráfica (RGE), Roberto Marinho, La Selva, Vecchi, Trieste/SP entre outros.

Hugo destacou duas exposições que ocorreram na Gibiteca Henfil: “O espírito vivo de Will Eisner” e “Heróis Urbanos”.

wiil eisner

“O espírito vivo de Will Eisner”

“O espírito vivo de Will Eisner”: ficou em cartaz de 15 à 18 de novembro  de 2011, e contou com 107 desenhos originais da coleção do norte-americano Will Eisner, e o destaque da exposição foi uma estátua me bronze de 38 centímetros do personagem principal do quadrinista, detetive mascarado Spirit. links: http://www.select.art.br/article/da_hora/o-espirito-vivo-de-will-eisner-em-sp  http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/comunicacao/noticias/?p=113017  https://www.facebook.com/media/set/?set=a.284455951661126.30439852.281587595281295&type=3

herois_urbanos

“Heróis Urbanos”

“Heróis Urbanos”: ficou em cartaz de 11 à 28 de outubro de 2012, composta por 18 painéis fotográficos em que um um boneco de 30 com de super-herói dos quadrinhos, filmes e games se misturam a pontos turísticos de São Paulo, da fotógrafa Katia Arantes. links:
http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,mostra-fotografica-exibe-super-herois-em-pontos-turisticos-da-cidade-de-sp,929375 http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/comunicacao/noticias/?p=107926

ugrazinefest2014

“4º UgraZine Fest”

Além dessas e outras exposições, a Gibiteca Henfil promoveu  a 3º UgraZine Fest 2013 um evento anual que reúne fanzines (uma revista editada por fã) e publicações independentes. Com dois dias de atividades, palestras, oficinas, debates, exibição de documentários, entre outros. Essa edição foi indicada como melhor evento de 2013 ao prêmio HQ Mix, o “Oscar” dos HQ’s no Brasil, ficando na terceira colocação. A 4º UgraZine Fest já tem data marcada, será nos dias 20 e 21 de setembro, no Centro Cultural São Paulo (CCSP).  links:
http://intervalobanger.com/fanzines/3o-ugra-zine-fest-no-centro-cultural-sao-paulo/ https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151559335869558.1073741829.351813724557&type=3

A seguir, trechos da entrevista com o Hugo, em que ele relata como se adaptou ao tema HQ e suas contribuições para a melhoria das bibliotecas públicas de São Paulo em relação a linguagem e técnicas de catalogação para HQ:

“Outro grande desafio que tive na qualidade de coordenador da Gibiteca Henfil foi o de inserir a linguagem das Histórias em Quadrinhos no Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas da Cidade de São Paulo, a pedido dos colegas bibliotecários e principalmente da diretoria de processamento de dados (Rede de Bibliotecas + 150 bibliotecas) da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Fui e ainda sou responsável por treinar bibliotecários, auxiliares de bibliotecas e operacionais numa linguagem pouco conhecida por eles que são as HQs e hoje todas as bibliotecas da cidade de São Paulo possuem histórias em quadrinhos em seus acervos. Uma grande vitória para uma linguagem que até então era pouco valorizada na cultura pelos profissionais de bibliotecas, foi de fato e está sendo gradativamente um grande desafio em minha carreira profissional”.

“Após um tempo e inevitavelmente eu teria que me inserir de vez na relação “Práticas Biblioteconômicas e Histórias em Quadrinhos”, atualmente sou membro do Núcleo de Catalogação do Sistema Municipal de Bibliotecas e exerço principalmente esta ponte entre HQs e as técnicas de Catalogação utilizadas na rede de bibliotecas; a partir destas práticas e de minha experiência em equipe pude escrever um artigo para o I Encontro Nacional de Catalogadores e III Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação no Rio de Janeiro (Biblioteca Nacional 2012); neste artigo apresentei a metodologia de classificação e catalogação utilizada no Sistema Municipal de Bibliotecas da Cidade de São Paulo”.

“Venho ao longo do tempo propondo medidas administrativas que buscam inovar o papel dos servidores públicos frente a novos desafios da tecnologia e que são essenciais na organização da Gibiteca”.

Entrevista na Íntegra e artigos relacionados: https://www.dropbox.com/sh/d9shxb2ycrwt2bo/AAB-KDsX6zFj2BYu4yQJeb8Va?dl=0

Facebook Gibiteca Henfil: https://www.facebook.com/gibiteca.henfil?fref=ts

Entrevista feita por Ana Santana, em 20/08/2014

Anúncios

3 comentários sobre “Hugo Abud .. “Gibiteca Henfil do Centro Cultural São Paulo”

  1. Miro Nalles disse:

    Gostaria de fazer algumas pequenas correções no artigo:
    1) quem convidou o Hugo a assumir a Coordenadoria de Acervos Especiais fui eu, Miro Nalles, diretor da Divisão de Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo e não a diretoria do Centro;
    2) como está explicitado acima, trata-se de uma coordenadoria e não de uma divisão.
    3) as programações citadas: Will Eisner, Heróis urbanos e Ugra, embora sejam referentes a temática da Gibiteca, foram planejadas, organizadas, coordenadas e acompanhadas pela Curadoria da Divisão de Bibliotecas e não pela Gibiteca Henfil.
    Obrigado,
    Miro Nalles – diretor da Divisão de Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo

    • Prezado Miro Nalles,

      agradeço sua visita e observações em relação ao conteúdo publicado no Blog.

      Aproveito para dizer que todo o conteúdo disponibilizado foi informado pelo próprio Hugo Abud. Entraremos em contato com ele sugerindo as alterações.

      Grato,

      José Eduardo Santarem Segundo
      Coordenador do Curso de Ciências da Informação e da Documentação e Biblioteconomia
      USP – Ribeirão Preto

  2. Esse projeto tem objetivo de poder dar visibilidade não só para os exs alunos do curso de Ciências da Informação e Documentação USP- Ribeirão Preto, mas também para o local em que eles desenvolvem seu trabalho atualmente. Esperando sempre que se tenha um retorno positivo para ambos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s